PRF E ONSV LANÇAM CAMPANHA SOBRE RISCO DO USO CELULAR AO VOLANTE

A #DesConecta Trânsito ON, Celular OFF, uma campanha de orientação sobre os riscos do uso do celular no trânsito por condutores de veículos e até mesmo para pedestres enquanto caminham, foi lançada neste sábado (23/07) pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro. A campanha, que tem o apoio da Seguradora Líder-DPVAT, lembra em peças como adesivos, outdoors e banners, o perigo da combinação celular/direção. Vídeo tratando do tema também foi produzido. Os materiais serão veiculados nas mídias eletrônicas do Observatório e divulgados pela PRF em todas as bases de rodovias federais e em vários meios de comunicação.
 
A crescente popularização do celular no Brasil tem feito com que os riscos de sua utilização ao volante aumentem, embora a prática seja considerada infração de natureza média e passível de multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no carteira. Essa prática pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ou seja, no mínimo, o motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.

A pesquisa constatou também, além disso, que 78% dos adolescentes e jovens dos Estados Unidos declaram já terem lido SMS ao volante e 71% afirmaram já terem escrito mensagens enquanto dirigiam. Para alertar sobre os riscos do uso do celular ao volante, a identidade visual na campanha é inspirada no aplicativo mais utilizado: o WhatsApp. O objeto gráfico do balão de comunicação com o smartphone centralizado é sinalizado como não recomendado, ou proibido, pela faixa diagonal, assim como nas placas de trânsito. A paleta de cores também é inspirada nas placas de trânsito: o vermelho alerta sobre o perigo do uso do smartphone no trânsito, enquanto o preto e o branco complementam a paleta. A fonte utilizada no logo e nas peças produzidas é a Arial Black, fonte comum e de fácil leitura, utilizada em diversos meios digitais, como o próprio WhatsApp. Fonte Ascom ONSV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE ENTREGA CASA FEITA COM DINHEIRO DO DÍZIMO PARA FAMÍLIA POBRE DO INTERIOR POTIGUAR

ELEIÇÕES DIMINUEM 14 DIAS DO HORÁRIO DE VERÃO

APÓS PADRE SER ESFAQUEADO, LOJA DENTRO DE CONVENTO EM CAMPOS É ASSALTADA