CAMINHÕES DE CANA NÃO VÃO PODER CIRCULAR SEM USAR LONA

O uso de lona em caminhões de transporte de cana de açúcar será obrigatório a partir do dia 1º de junho de 2017, segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no “Diário Oficial da União” de quinta-feira (8). A cobertura com lonas de todas as cargas de sólidos a granel é obrigatória desde 28 junho de 2013 e foi determinada pela resolução 441, também do Contran. Em 2014, o Conselho havia publicado uma resolução que liberava até o 1º de setembro de 2016 os caminhões canavieiros do uso obrigatório de lonas no transporte de cana de açúcar em vias públicas. 

Segundo a PRF, os adiamentos do uso obrigatório, ocorridos desde a criação da Resolução do Contran nº 441/2013 – que dispõe sobre o transporte de cargas de sólidos a granel nas vias abertas à circulação pública em todo o território nacional – é motivo de preocupação, uma vez que a imprudência pode elevar o risco de acidentes nas rodovias. Mas para um transporte seguro, a PRF alertou que é necessário o cumprimento de outras exigências. “Percebemos que os veículos não possuem carroceria adequada, conforme as exigências do Contran. Para evitar a queda da carga em grandes quantidades é necessário, por exemplo, uma estrutura com grades de ferro e telas de proteção na parte traseira. Ao invés disso, muitos caminhões de cana extrapolam o limite da carroceria, tanto na parte de trás quanto pelas laterais, sem nenhuma cobertura. As lonas impedem a queda de pequenos fragmentos e elas devem cobrir toda a carroceria”, disse a PRF. Fonte:O Diário NF

O motorista que descumprir a Lei só terá prejuízos e pode ter o caminhão apreendido. São cinco pontos na carteira e pagamento de multa no valor de R$ 127,00.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.shoutcast.stm.radiooasisfm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA MARGARETH SOARES ANUNCIA SEGUNDA METADE DO 13º E ABONO DE FIM DE ANO

IFF ABRE VAGAS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

ESTADO DO RIO ANTECIPA O PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO DO FUNCIONALISMO PARA SEXTA-FEIRA