HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA EM 16 DE OUTUBRO E DURA ATÉ FEVEREIRO


Logo no primeiro minuto do domingo 16 de outubro, os brasileiros de 10 Estados, mais o Distrito Federal, incluindo o Rio de Janeiro, terão que adiantar em uma hora os ponteiros do relógio. É o início do horário de verão 2016/2017, que se estende até 19 de fevereiro. Essa é a 41ª vez que o país adota o esquema a fim de estimular o uso consciente de energia elétrica e, consequentemente, economizar.

A hora de verão vigora nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, conforme o decreto 6.558 de 2008, que fora revisado em 2013. O texto ainda prevê a duração de quatro meses para o período de horários alterados — entre o terceiro domingo de outubro de cada ano e o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde do que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora. O efeito provocado é o de não haver a coincidência da carga referente a entrada da iluminação com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas", explica em comunicado o Ministério de Minas e Energia do Governo Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHADA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA EM ITALVA

AGENDA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ITALVA/RJ 25 DE JUNHO A 01 DE JULHO DE 2018